O momento do parto costuma ser o mais esperado e também o mais temido pelas mulheres. Isso porque a maioria delas não sabem reconhecer os sinais e sintomas que antecedem ou que representam o trabalho de parto. Rola aquela insegurança de não dar tempo de ir para a maternidade, de não saber o que fazer. Por isso, trouxemos um conteúdo informativo para te orientar e te preparar para esse momento tão especial.
No pródomo do trabalho de parto, o período anterior ao verdadeiro trabalho de parto e que nem toda gestante vivencia, é comum sentir a barriga ficar torta, endurecida, ter contrações de treinamento (contrações que duram de 10 a 15 minutos), diarreia, dor nas costas, fisgadas na vagina, aumento da secreção vaginal, pode ter perda do tampão vaginal e o bebê nesta fase pode ficar sem mexer por mais tempo.
Já no trabalho de parto, a mulher percebe contrações mais regulares, que duram em torno de 30 a 45 segundos e aparecem em intervalos de 15 a 20 minutos. Ao decorrer dessa etapa, as contrações tendem a ficar mais próximas e mais longas, e assim que for possível contar de 2 a 3 contrações em 10 minutos, é hora de procurar atendimento médico.
Pode também, acontecer o rompimento da bolsa, no início ou final do trabalho de parto, e a mulher vai sentir um líquido morno escorrer pelas pernas. É importante informar o obstetra o momento desse sinal, porém não é necessário sair correndo assim que ele acontece. Antes disso, você deve se perguntar “Meu bebê já completou 37 semanas?”, “O líquido amniótico está claro?”, “Estou me sentindo bem?”, “O bebê está se movimentando?”, se as respostas para todas essas perguntas forem “Sim”, você pode aguardar algumas horas e esperar as contrações efetivas começarem, para então procurar a maternidade. Se a resposta para alguma delas for “Não”, procure seu médico para avaliação. Ou se por acaso, você respondeu “Sim” para todas, e depois de esperar algumas horas nada acontecer, ou o bebê ficar mais de 4 horas sem se mexer, mesmo se alimentando, se você apresentar febre ou qualquer outro sintoma inespecífico, vá até o hospital.
O tempo de trabalho de parto varia para cada gestante e gestação, é importante respeitar o tempo do bebê. Alguns chegam antes das 37 semanas, prematuros, e a maioria nasce depois das 39 semanas e alguns se aproximam da semana número 42. Aproveite cada momento, nem sempre é fácil, mas toda gestação é especial ao seu modo.
Fonte: Assistência ao trabalho de parto UFRJ e Cremeb