Também conhecidas como dermatite da área da fralda, as assaduras são mais complexas do que pensamos. Na maioria das vezes são causadas diretamente pelo uso da fralda como irritação pelo contato com a pele mais sensível da criança, alergia ao material de que é feita a fralda, exacerbação pelo uso da fralda de uma condição pré existente como psoríase, dermatite atópica, dermatite seborreica, candidíase, entre outras. Porém também existem assaduras na mesma região que não são causadas por fatores relacionados ao uso da fralda como acrodermatite enteropática, dermatite estreptocócica perianal, impetigo bolhoso, escabiose e sífilis congênita.

São muitos fatores e nomes difíceis, mas hoje vamos falar apenas de como prevenir as assaduras de causas mais recorrentes, a dermatite da área de fralda irritativa primária. O aumento da temperatura e da umidade local provoca alteração na pele, que se torna mais suscetível à irritação ocasionada pelo contato prolongado com urina e fezes. As lesões podem se intensificar por causa da fricção, do uso de produtos de higiene irritativos, e ainda por infecções secundárias.

Para prevenção trouxemos seis dicas valiosas para vocês:

  1. As fraldas sujas de urina devem ser trocadas com frequência, enquanto a absorção ainda seja feita por completo, evitando contato da urina com a pele. As fraldas com fezes precisam ser trocadas imediatamente. Em recém-nascidos, a troca deve ser horária, e nas outras crianças com três a quatro horas de intervalo.
  2. Dê preferência pelas fraldas descartáveis, elas absorvem melhor a urina do que as de pano, e provocam menor irritação. Para melhor adaptação, elas devem ser anatômicas e de tamanho adequado.

    trocando a fralda suja do bebe

  3. Na higiene, atente-se para remover toda a sujidade, de forma leve, sem esfregar a pele e sempre seque a área com uma flanelinha macia. Na limpeza das fezes vale a pena o uso de sabonetes brandos e lavagem com água morna. 
  4. Tenha sempre lencinhos umedecidos na bolsa para emergências fora de casa. Eles são uma ótima opção para não deixar as crianças sujas por muito tempo.

  5. Para evitar a umidade excessiva da área das fraldas, diminuindo as perdas de água através da pele, recomenda-se utilizar cremes de barreira à base de óxido de zinco, vitamina E, alfa Bisabolol e amido ou cremes com dexpantenol.

Evite oferecer alimentos e frutas ácidas que favorecem a assadura. O mesmo vale para alimentação da mãe que amamenta o bebê, pois alguns nutrientes passam para o leite materno e causam assadura em bebês predispostos ou que possuem a pele mais sensível.

Salve essas dicas, compartilhe, e coloque-as em prática, e em caso de não resolução ou de lesões graves, procure um pediatra!

 

Fonte: Anais Brasileiros de Dermatologia