Hmm.. sua pele parece de bebê!” Que baita elogio, ein? Agora vamos falar dos cuidados necessários para manter a pele do seu RN sempre assim, macia e gostosa?

A pele é o maior órgão do nosso corpo e funciona como uma proteção contra agentes infecciosos ou traumáticos, por isso devemos mantê-la sempre saudável e hidratada. Pensando nisso, devemos escolher com critério os produtos que vamos usar na rotina de higiene do bebê. Começando pelo banho, que deve ser diário ou quando necessário, os produtos de uso infantil devem limpar sem agredir a pele, removendo resíduos gordurosos, urina e fezes. Além disso, devem ser testados dermatologicamente para possuir o pH semelhante ao cutâneo (entre 4,5 e 6,5), ser isento de substâncias alergênicas e evitar toxicidade. É ideal que o ambiente esteja entre 22 - 25°, a água entre 35 – 36° e que não se use esponjas. O sabonete, de preferência suave (aquele com adição de hidratantes) ou sintético (syndets), deve ser usado e logo enxaguado, tendo o banho uma duração de aproximadamente 5 a 10 minutos. Lembrando que até os 6 meses de idade não há necessidade de usar shampoo, sendo o sabonete suficiente para o banho da cabeça aos pés. 

Ao terminar, enxugue seu bebê com uma toalha macia e considere utilizar um hidratante infantil, com as características já citadas anteriormente, passando em todo corpo por partes, para evitar que ele sinta frio.

 

Bebê com pele macia

 

Falaremos agora das trocas de fraldas, que envolvem muitas dúvidas entre as mamães. 

O contato prolongado da pele com as fezes e a urina pode levar ao aparecimento de lesões que além de dolorosas favorecem a entrada de microorganismos causadores de infecções, por isso, a fralda deve ser trocada sempre que estiver suja ou, pelo menos, a cada três ou quatro horas após o final de cada mamada. Os lenços umedecidos modernos são enriquecidos com componentes que evitam a contaminação por bactérias ou fungos e diminuem a perda de hidratação pela pele, demonstrando benefícios quando comparados à limpeza com água e algodão. Após a remoção de toda a sujidade, a área deve ser secada suavemente, sem esfregar.

A aplicação de cremes de barreira (vulgo pomadas de assadura) contendo óxido de zinco, vitaminas e alfa bisabolol forma uma película protetora contra lesões e deve ser usada de modo a prevenir e não apenas quando já houver sinais de irritação no local. Já as pomadas contendo nistatina, corticosteroides e anti bacterianos são para uso de tratamento de infecções vigentes, e não devem ser usadas na rotina de higiene. 

Apesar dos produtos de higiene infantis serem planejados e fabricados especialmente para evitar possíveis reações alérgicas, elas ainda podem acontecer. Caso perceba qualquer sinal de irritação, procure um pediatra!

 

Referências: Sociedade Brasileira de Pediatria