É só divulgar a gravidez que sempre aparece aquela amiga, parente, colega de trabalho, vizinha ou palpiteira de plantão pra dizer o que a mulher deve ou não fazer durante a gestação. Claro que a intenção, na maioria das vezes, é ajudar, porém neste período de tantas mudanças e adaptações, opiniões alheias e julgamentos podem aumentar ainda mais a ansiedade que é natural para a futura mamãe. Além disso, muita coisa mudou em relação às gerações passadas, devido ao maior acesso à informação e aos serviços de saúde. Então vamos esclarecer o que pode ou não ser feito durante a gestação.

ATIVIDADE FÍSICA: As grávidas saudáveis devem ser encorajadas a realizar exercícios de intensidade leve a moderada, 3 a 5 vezes por semana, durante 30 minutos ou mais. Quanto ao tipo de atividade, todas podem ser consideradas: aeróbicas, de força, alongamento, relaxamento ou dança. Devem ser evitadas atividades com risco de queda. Existem situações em que sua contra indicação ainda é absoluta, por se relacionar a riscos ou porque ainda não temos evidência de segurança: rotura de membranas; trabalho de parto prematuro; placenta prévia após 28 semanas; gestação múltipla; sangramento vaginal; incontinência istmo-cervical e restrição de crescimento intrauterino. São contra indicações relativas: Antecedentes de parto prematuro; perda gestacional recorrente; gestação gemelar > 28 semanas. Gestantes com cardiopatias, distúrbios hipertensivos, diabetes, doença de tireoide, obesidade ou desnutrição devem conversar com o seu obstetra para avaliação do controle de sua condição e liberação para atividades.

CAFÉ: o recomendado é apenas uma xícara ao dia. Também deve ser evitado o excesso de outros alimentos ricos em cafeína como chá verde, chá mate, chá preto, energéticos e chocolate.

PEIXES E FRUTOS DO MAR: podem ser consumidos preferencialmente cozidos ou assados, porém, para aquelas que gostam da culinária oriental e do peixe cru, procure sempre alimentos de procedência segura, de estabelecimentos com garantia de boa higiene no armazenamento e preparo.

CHURRASCO: as carnes são ótima fonte de aminoácidos essenciais ao corpo humano, além de serem fonte em ferro, zinco, e vitaminas do complexo B, porém devem ser consumidas cozidas e bem passadas, para evitar infecções.

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS: refrigerantes, sucos em pó, miojo, salsichas, salames, mortadela, biscoitos recheados entre outros, são alimentos que aumentam o risco de desenvolver ou descontrolar a hipertensão e/ou o diabetes gestacional, por isso devem ser evitados.

SEXO: há mulheres que têm menos vontade e outras que têm mais vontade do que antes. Isso pode acontecer para o(a) companheiro(a) também. Ter relações sexuais, até o final da gravidez, não machuca o bebê. Durante o orgasmo, é comum a barriga ficar dura, porém não há motivo para preocupação. Evite posições que causem desconforto e lembre-se de que o que realmente importa é que seja respeitada a sua vontade de ter ou não relação.

TER CACHORROS E GATOS: animais limpinhos e vacinados são ótimos amigos e fonte de carinho!

DIRIGIR: se não causa desconforto, não há nenhum problema, pode dirigir até o dia do parto. Em relação à moto, se for o único meio de locomoção é realmente necessário, redobre a atenção e o cuidado!

AGACHAR: os agachamentos são seguros para a maioria das grávidas. O movimento pode ajudar a fortalecer os músculos do assoalho pélvico, melhora a mobilidade do quadril e a circulação sanguínea em todo o corpo.

 TOMAR VACINAS: É importante atualizar o cartão de vacinas, porém os imunizantes feitos com vírus ou bactérias enfraquecidos, porém ainda vivos, não devem ser tomados pelas gestantes. Se acontecer de a mulher se vacinar sem saber que está grávida, não é preciso tomar nenhuma medida especial, mas é recomendado acompanhamento médico.

BEBIDAS ALCOÓLICAS E CIGARRO: devem ser evitados em todas as fases da gestação!

CANELA E PIMENTA: não são abortivos nem causam trabalho de parto prematuro, podem ser consumidos.

PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS: Limpeza de pele está liberada, porém o mesmo não acontece com o peeling químico e a radiofrequência para flacidez. Drenagem linfática, deve ser feita com profissionais capacitados e informados sobre a gravidez. Alisamentos de cabelo devem ser evitados pois a grande maioria dos produtos utilizados possuem formol. Já as tinturas sem amônia na composição são liberadas. Tratamentos para estrias, varizes e celulite são mais recomendados para depois do nascimento, para o tempo de gestação cremes ricos em óleos são importantes para manter a hidratação da pele.