Você sabia que nossos hábitos na infância determinam muito do que seremos ao decorrer da vida? Estudos mostram que crianças ativas, que praticam esportes, possuem uma vida adulta mais saudável e uma melhor adaptação social. São inúmeros os benefícios que os esportes podem trazer quando iniciados na infância, viemos pontuar alguns pra vocês!

equipe esportiva de crianças

A participação infantil em jogos esportivos envolve uma interação complexa de muitos fatores físicos, psicológicos e sociais. Primeiramente é válido pontuar que a prática de atividade física proporciona bem estar e previne comodidades como obesidade, diabetes, hipertensão, dislipidemia entre outras que parecem ser “doenças de adultos”, mas que estão cada vez mais presentes entre crianças e adolescentes.

Além disso, o esporte também provoca a liberação de diversos hormônios que agem no controle das emoções, do apetite e do sono melhorando a autoestima, a autoconfiança, trazendo felicidade e ajudando a reduzir a ansiedade, depressão, insônia e também as dores, pois possuem ação analgésica.

Do ponto de vista social, o esporte na infância cria senso de responsabilidade e de grupo, de liderança, porém de forma lúdica, sem visar a competitividade, priorizando a diversão, o prazer e a integração. E ainda, ensina às crianças valores como disciplina, dedicação, tolerância, inclusão e respeito.

Mas qual a idade ideal para iniciar a prática de atividade física?

Qual modalidade, frequência e intensidade? Essas respostas devem ser individualizadas, levando em consideração o desenvolvimento, as características, anseios e opiniões da criança.

Dos 2 aos 5 anos, é a fase de descontração e aprendizado de funções fundamentais, por isso o esporte deve ser adaptado como brincadeira, e a criança não deve ser tratada como atleta. Dos 6 aos 12 anos, entendem o conceito de trabalho em equipe e é a fase de maior desenvolvimento de habilidades, porém ainda não há preocupação com competições. A partir dos 12 anos, criam maior interesse por esportes coletivos e competitividade, e ao decorrer dos anos encontram afinidade por esportes especializados.

Deu pra ter ideia do quão importante é praticar atividade física quando criança, não é mesmo? Sabendo dos benefícios e das características de cada fase, vamos incentivar nossos pequenos a cultivar uma vida saudável, ativa, porém sem exageros? Não esqueça que devem sempre estar supervisionados, acompanhando a saúde com um pediatra e acima de tudo felizes com a prática!

 

 

 

 

 

REFERÊNCIA: Tratado de Pediatria