A diabetes mellitus (DM) é muito prevalente na população mundial, sendo considerada uma das principais causas de morte em vários países. Dentre as gestantes é uma doença preocupante pois pode trazer repercussões negativas para a mãe e o bebê.

A DM consiste, basicamente, em um distúrbio endócrino em que a glicose no sangue aumenta devido a insuficiente ou nenhuma produção de insulina pelo pâncreas, que é o hormônio responsável por distribuir esse açúcar em suas devidas funções no organismo. A mulher pode engravidar já possuindo diagnóstico de diabetes mellitus, pode descobri-lo durante a gestação ou pode ainda ser diagnosticada com diabetes mellitus gestacional (DMG). Se não possuir DM prévio, a classificação será feita de acordo com os valores encontrados na dosagem de glicemia em jejum e no teste de tolerância a glicose (TOTG). 

Mas quais são essas repercussões do diabetes na vida da gestante e do bebê?

Para a mãe, há risco de evolução para uma DM pelo resto da vida, de alterações na estrutura cardíaca, parto prematuro, necessidade de cesárea, pré eclampsia, eclampsia, aborto, ganho de peso exacerbado... Já para o RN, há possibilidade de crescimento e peso maior que o esperado, desenvolvimento de obesidade, hipertensão e diabetes durante a vida, risco de paralisia cerebral, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor... A possibilidade dessas condições diminui consideravelmente quando há um diagnóstico precoce e um tratamento bem feito. 

Cuidar da alimentação, evitando excesso de carboidratos e açúcares, praticar exercícios físicos (sim! Gestantes podem e devem se exercitar!) e realizar os exames de pré natal são fundamentais para prevenir e também para controlar a DMG. Nem todos os casos indicam medicação, mas se for necessário, o uso correto associado às práticas comportamentais pode proporcionar uma gravidez mais confortável e tranquila para mãe e bebê!

E só para lembrar, diabetes mellitus, por si só, NÃO contraindica gravidez nem parto normal!! Tenha profissionais de confiança ao seu lado, cuide da sua saúde, e assim terá uma gestação linda e especial.

 

FONTE: Febrasgo