A frequência de ida ao pediatra aumentou e seu filho tem ficado muito doente? Vamos explicar alguns mecanismos essenciais para aumentar a imunidade das crianças desde o nascimento, vem ver!
TRANSMISSÃO VERTICAL DE ANTICORPOS
A mamãe que se cuidou direitinho durante a gestação, se alimentando bem e tomando todas as vacinas, ao chegar no terceiro trimestre já garante o fornecimento de vários anticorpos ao seu bebê, através da placenta. Além disso, estudos mostram que no parto via vaginal, ao entrar em contato com a flora bacteriana da mãe, o recém-nascido adquire outra leva de imunidade.
ALEITAMENTO MATERNO
O leite materno também fornece milhões de glóbulos brancos, as principais células de defesa do corpo, para o organismo do bebê. O contato com os microrganismos da pele da mãe, que entram pela boca, também favorece a colonização do microbioma do intestino dele. Pesquisas mostram que crianças exclusivamente amamentadas por pelo menos 4 meses possuem menor probabilidade de serem hospitalizadas, serem obesas na adolescência ou fase adulta e de desenvolverem doenças como diabetes tipo 1 e 2.
CONTATO COM A NATUREZA
Brincar na natureza e ao ar livre incentiva as crianças a manterem um estilo de vida ativo, prevenindo comorbidades que são muito associadas ao sedentarismo, como a obesidade, hipertensão arterial, diabetes, entre outras síndromes metabólicas, e ainda quadros de estresse e ansiedade. Sabe-se também que elas desenvolvem micróbios mais diversos na pele e no intestino, ou seja, alcançam um nível mais alto de imunidade contra doenças.
VACINAÇÃO EM DIA
O dia de tomar a vacina pode até ser difícil, porém a dor passa e a saúde fica, e por isso o calendário vacinal deve estar sempre atualizado! Isso não significa que seu filho não vai adoecer, mas as vacinas proporcionam chances maiores de o sistema de defesa dele fabricar anticorpos contra os agentes infecciosos.
ALIMENTAÇÃO E SONO
Manter uma alimentação diversificada, livre de conservantes, açúcares e industrializados é fundamental. Diversos nutrientes, dos minerais às vitaminas, participam dos processos antioxidantes que protegem as células e ajudam na formação de anticorpos. Somado a isso, dormir bem é o que faz nosso corpo gerar energia suficiente para a produção de um sistema imunológico eficaz.
VISITA PERIÓDICA AO PEDIATRA
Além de todas as medidas que podem ser tomadas em casa, é necessário avaliação de rotina com o pediatra, mesmo que seu filho esteja “saudável”, para criar um acompanhamento continuado de prevenção e cuidado. Lembrando que suplementação com vitaminas e uso de medicação só com a prescrição de um profissional, ok?!
FONTE: Sociedade Brasileira de Pediatria e Revista CRESCER