A emoção começa com a notícia do “positivo”, e depois disso, tudo se torna expectativa. Expectativa de mudança no corpo, no emocional, na rotina... tudo é novo, e o que é novo, geralmente, gera medo e ansiedade. Nenhuma gestação é igual a outra, mesmo para as mamães de várias viagens, cada fase é uma nova experiência. Para ajudar a clarear o caminho de emoções que a gravidez proporciona, trouxemos um conteúdo com as alterações no corpo materno e marcos esperados em cada trimestre, para a mamãe e para o bebê!

 

MAMÃE

BEBÊ

PRIMEIRO TRIMESTRE

A mulher tem sintomas parecidos com os da TPM. Os seios podem inchar, a pressão e a glicemia tendem a cair. O sono pode ser excessivo, podendo também aparecer náuseas, vômitos, repulsa por alguns alimentos. A vontade de urinar também aumenta.

Com um mês, o bebê tem o tamanho de um grão de arroz e o seu coração já começa a bater. Após 8 semanas, já tem braços e pernas aparentes, e começa a formação dos dedos.

No final do trimestre, o bebê já tem seu rosto e o seu genital formado, mas apesar de definido, ainda é muito difícil descobrir o sexo pelo ultrassom. A partir da 8ª semana é possível fazer um teste sanguíneo para determinar a sexagem.

Chega a uma média de 20 g e 6 cm no final do terceiro mês.

SEGUNDO TRIMESTRE

Os enjoos, vômitos, mal-estar, sono excessivo e azia possivelmente desaparecerão nesta fase devido à completa formação da placenta. A vontade de urinar começa a diminuir e pode ocorrer prisão de ventre, hemorroidas e dor na região da virilha. 

A barriga começa a aparecer. Os seios começam a se preparar para a produção de leite, aumentando de tamanho. A pele e o quadril também sofrem alterações.

No quarto mês, as estruturas principais dos órgãos do bebê completam a sua formação. Nesta fase, os rins do bebê começam a funcionar e ele faz xixi pela primeira vez. Surgem os primeiros fios de cabelo e, por volta do quinto mês, finalmente, é possível saber qual o sexo dele pelo exame de imagem. O seu bebê está agora desenvolvendo os sentidos.  

É também nesta fase que o momento mágico acontece: será possível sentir, pela primeira vez, o bebê se mexendo. 

No final do 6º mês (24 semanas) seu bebê deve estar pesando por volta de 600 g e medindo 30 cm.

TERCEIRO TRIMESTRE

É possível que comecem leves contrações na barriga chamadas de Braxton Hicks, que são indolores e sem intervalo de tempo definido (contrações de treinamento).

Algumas gestantes começam a notar um pouco de líquido saindo do seio, correspondente ao colostro que está se formando para amamentar seu bebê após o nascimento. A barriga fica cada vez maior, causando desconfortos como dores nas costas, tornozelos inchados e falta de ar. A melhor posição para dormir é virada para o lado esquerdo, pois exige menos esforço e melhora a circulação do sangue na placenta. O tamanho e o peso do bebê fazem pressão na bexiga, fazendo com a mãe tenha vontade de urinar com bastante frequência.

O seu bebê já pode abrir e fechar os olhos. Agora o bebê já reconhece a voz de ambos os pais e se pressionar o seu corpo é provável que ele responda com algum movimento.

Entre 27 e 32 semanas, ele dobra de tamanho.

Nesta fase ele provavelmente virará de cabeça para baixo começando a se preparar para o parto.  Estará pronto para nascer a qualquer momento a partir das 37 semanas, podendo estender a gestação até a 42ª semana.

 

 

 

FONTES: SOGESP, Ministério da Saúde, FEBRASGO e Sociedade Brasileira de Pediatria