Você sabia que no Brasil os acidentes representam a principal causa de morte entre crianças e adolescentes de um a 14 anos? Mais de 90% deles poderiam ter sido evitados e a maioria deles acontece dentro de casa! Vamos refletir um pouquinho os cuidados que podemos tomar para a segurança das nossas crianças?
SEGURANÇA EM PRIMEIRO LUGAR E EM QUALQUER LUGAR!
Primeiramente, escadas necessitam conter corrimão, ser protegidas por portões nas duas extremidades e ser bem iluminadas. Todas as peças da casa devem estar livres de objetos com partes pequenas ou plásticos para evitar sufocação. Produtos de limpeza, medicamentos ou qualquer produto tóxico são guardados em recipientes originais, em armários preferencialmente altos e trancados. Os fios dos equipamentos precisam estar escondidos e as tomadas tampadas. Atenção para os pisos escorregadios, defeituosos ou quebrados e tapetes revirados. É importante também que as janelas tenham grade ou redes de proteção.
NA COZINHA:
Na cozinha, o fogão deve estar em posição estável e firmemente fixado. Talheres, copos e pratos precisam estar guardados em armários altos e fechados, e objetos cortantes em gavetas trancadas ou com trava. Os cabos de panela sempre voltados para dentro do fogão e as toalhas de mesa sem pontas longas que possam ser puxadas. Além disso, o cadeirão de papinha deve conter cinto de segurança, ter as estruturas firmes e estar encostado na parede.
NO BANHEIRO:
Por ser um cômodo que oferece muitos riscos, o ideal é que se tenha uma grade instalada na porta. O chão do box deve ter um tapete de material antiderrapante e os produtos de higiene ser guardados em locais altos. Utensílios elétricos, como secador de cabelo, barbeadores sempre mantidos fora da tomada e em armários fechados. Bebês nunca podem ser deixados brincando sozinhos, principalmente em uma banheira, ok? A tampa do vaso sanitário sempre abaixada e o lixo sempre tampado.
NO QUARTINHO DO BEBÊ:
Os materiais e produtos de higiene devem estar em um local alto, porém, acessível no momento da troca de fralda. O trocador necessita ser espaçoso e ter uma superfície antiderrapante, longe de pendentes que possam ser alcançados pelo bebê. O colchão deve caber exatamente no berço, que por sua vez, deve estar bem encaixado e com uma altura ideal para a idade. Móbiles, protetores, almofadas ou qualquer outra coisa que sirva de apoio precisam ser tirados do berço quando a criança começa a ficar de pé. Já os brinquedos não podem ter peças soltas ou pequenas e as caixas para guardá-los devem estar sempre tampadas.
Pontuamos aqui vários pontos para deixar sua casa mais segura, que tal fazer um checklist e conferir se suas crianças estão protegidas? Compartilhe nossas dicas, cuidado nunca é demais e quem ama cuida!
CONHECER LINHA DE TOALHAS PARA HIGIENE |
Fonte: TRATANDO DE PEDIATRIA 4º EDIÇÃO | PEDIATRA BETINA